Direito à maioridade – Ruy Castro

Em 1983, Frank Sinatra entrou com um processo na Justiça americana contra um livro que Kitty Kelley estava escrevendo sobre ele. Pelas biografias anteriores da autora, sobre Jackie Onassis e Elizabeth Taylor, Sinatra sabia o que viria. Alegou que só ele (ou alguém que ele autorizasse) poderia escrever a história de sua…

Leia mais

Loretto e a Biblioteca: “Eu amo livros velhos”

Publicado originalmente por Maestro Loretto Via Livros e Afins Loretto entrou pela primeira vez na biblioteca da EMEF Desembargador Amorim Lima e, no dia seguinte, disse-me o quanto aquele espaço o havia encantado. Sobretudo por conta dos livros com pintas e páginas amarelas. Emocionante! (www.lorettocasaroti.wordpress.com)

Leia mais

O caso do manifesto fantasma – Ruy Castro

Era uma mesa sobre biografias na Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) de 2007. Os participantes –Paulo Cesar de Araújo, Fernando Morais e eu– já havíamos sido alvos de processos movidos por biografados ou por seus herdeiros contra nossos livros. O caso mais recente era o de Paulo César, que tivera sua…

Leia mais

O outono da ignorância – Ruth de Aquino

Até demorou. Não se dizia que os brasileiros eram passivos demais, sem consciência política? Um povo inebriado por futebol, Carnaval e cerveja, que só se aglomerava em show, bloco e passeata gay ou evangélica? Agora, uma fagulha, o aumento das tarifas de ônibus, incendiou multidões. São especialmente jovens. Como em…

Leia mais

A história da Tipografia