twitterfacebookfaqftp

Professor: Tire sua ideia da gaveta e ajude-nos a construir um mundo melhor

O século XXI define-se como a era da informação. Este século marca a formalização da comunicação científica como forma de legitimar e divulgar o conhecimento por meio de estudos de realidades diferenciadas. O saber do professor proporciona diferenciadas. O saber do professor proporciona um ponto de partida para essa reflexão crítica. É certo que as formas de comunicação evoluíram e acompanharam o processo natural da sociedade que visa agilizar o acesso ao conhecimento. Passamos de simples cartas inter-regionais, aos periódicos de publicação virtual. Como a ciência é mais que o conhecimento popular, ela só pode ser validade por conceitos que passam de uma pessoa para outra através da necessidade em contribuir com determinada realidade. Sendo assim, pensamos na trajetória de um professor universitário, trazendo para si, a responsabilidade de discutir os conceitos das coisas em seus ambientes de aprendizagem e, promover a injeção de fatos e ideias com suas pesquisas científicas. Entendemos que na universidade o conhecimento é refletido, pensado, manipulado e, logicamente, comunicado por meio de trabalhos acadêmicos desses "professores-orientadores".

Mas a pergunta é: Onde estão essas obras?

Em anais de congressos profissionais ou estudantis, em arquivos de jornadas científicas ou até em revistas especializadas que só atendem ao público voltado para uma determinada linha de pesquisa? Ou, é claro, nas bibliotecas universitárias.

Dessa forma, nossa proposta é possibilitar a publicação das obras acadêmicas, permitindo o acesso de toda a sociedade a esses estudos científicos por meio de livros - publicações conhecidas desde a antiguidade como a fonte única de transmissão de conhecimento e cultura entre as gerações.

Um livro autoral celebraria a eternização de uma ideia que seria citada em trabalhos do mundo acadêmico, e que serviria de exemplo em situações cotidianas.

Como ainda vivemos em uma realidade onde o acesso a universidade é difícil, acreditamos que um livro forneceria o caminho pelo qual esses novos conceitos seriam divulgados a um público mais amplo de forma mais democrática.

Características da Oficina de Livros